top of page

Romã, fruta de Outono e do amor!


Apanhei as minhas romãs!!...Não é um fruto que adore mas gosto do sabor meio agridoce que os pequenos bagos vermelhos têm, e para além disso o que me faz comer este fruto exótico é saber que possui propriedades bastante benéficas para o organismo.


Tal como às imensas propriedades para a saúde que a romã é associada também é associada a imensas lendas, uma delas que diz que é impossível contar os seus bagos ou tantas outras que associam a romã ao amor! Na Grécia ainda é uma tradição, cortar uma romã no dia do casamento como símbolo da fertilidade, uma vez que o seu sumo tem poder afrodisíaco e faz com que os níveis de testosterona no organismo aumentem.


Em Portugal é um fruto do Outono e é normalmente colhido entre o fim de setembro e o inicio de dezembro. A maior produção deste fruto no nosso país concentra-se principalmente no Algarve, a romã também é cultivada maioritariamente no Irão, em Israel, no Brasil, nos Estados Unidos da América, em Itália, em Espanha e no Afeganistão… aliás são as romãs originárias do Afeganistão, de tom vermelho muito vivo, que são conhecidas como as melhores romãs do mundo!



Mas afinal porque são tão saudáveis?...


São constituídas apenas por hidratos de carbono e em pouca quantidade. Não têm gordura nenhuma e têm um elevado teor de água, que lhes concede aquele sumo tão fresco que vai ajudar a manter o corpo saudável e hidratado. Para além disso, ajuda a emagrecer porque é pouco calórica e tem um ligeiro efeito diurético.

São ricas em antioxidantes, os grandes combatentes dos radicais livres prejudiciais para a nossa saúde, como a vitamina C, a pró-vitamina A, os flavonoides e também os taninos (que normalmente associamos ao vinho). Este poder antioxidante da fruta tem um papel protetor para a saúde cardiovascular, na prevenção de alguns tipos de cancro, no combate à inflamação e na manutenção de níveis baixos de colesterol LDL.


Possui uma quantidade significativa de potássio, repondo os níveis hídricos das células, melhorando assim o nosso sistema nervoso e muscular, e reduzindo a tensão arterial. É de fácil digestão e é indicada para problemas gastrointestinais, como diarreia, úlceras ou flatulência, bem como na prevenção das hemorroidas.


Em 100g a romã tem 50 kcal, 3.4 g de Fibra, 13 g de vitamina C e 240 g de Potássio.

O que mais adoro é não ter que comprar romãs e poder apanhar da minha árvore, como a romã é um fruto resistente mantém-se em boas condições durante bastante tempo. Se as armazenarmos a baixas temperaturas (0ºC a 5ºC) permanece sumarenta e saborosa durante meses.




RECENT POSTS
SEARCH BY TAGS
Nenhum tag.
ARCHIVE
bottom of page