16 de Outubro- Dia Mundial da Alimentação
O Dia Mundial da Alimentação celebra-se desde 1979 a 16 de outubro, uma vez que foi neste dia do ano de 1945 que a ONU fundou a FAO, um grupo dedicado à alimentação e à agricultura. O objetivo da celebração do dia é alertar para a fome e para a desnutrição no mundo, em especial nos países em desenvolvimento. Para além disso é também um dia onde se atenta para a importância de se praticar uma alimentação saudável e para a importância da diminuição do desperdício alimentar.
Para praticar uma alimentação saudável devemos fazer uso da Roda dos alimentos, que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão estar incluídos num dia alimentar saudável. Segundo a Roda dos Alimentos, para se praticar uma alimentação saudável esta deve ser: Completa, ingerindo alimentos de todos os grupos da roda ao longo do dia; Variada, variando nos alimentos dentro do mesmo grupo; e Equilibrada, respeitando as porções correspondentes a cada grupo.
A Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos, agrupados de acordo com as suas semelhanças e características nutricionais e ainda ao centro, a água que deve ser ingerida diariamente. As necessidades de água no organismo variam em função das necessidades dos fluídos corporais, no entanto, em média um indivíduo adulto, deve ingerir 1,5L a 2L de água por dia, para um bom funcionamento do organismo humano.
Dever-se-á procurar fazer entre 5 a 6 refeições distribuídas ao longo do dia, de forma a não ficar mais de 3h30m sem comer, evitando que se concentre uma grande quantidade de alimentos e de calorias em apenas 2 ou 3 refeições.
A primeira refeição do dia deverá ser o Pequeno-almoço, que funciona como um carregamento de energia e de nutrientes para o novo dia, a não toma desta refeição pode trazer consequências, principalmente, para crianças, adolescentes, idosos e diabéticos.
Os lanches da manhã e da tarde deverão ser refeições leves. Fruta, frutos secos ou lacticínios podem ser uma opção.
Já as maiores refeições, como o almoço e o jantar devem ser compostos por:
Sopa, que para além da sua riqueza em vitaminas minerais e fibra é uma ótima forma de saciar e regular o apetite;
Prato, em que ½ do prato deverá ser de hortaliças e legumes crus ou cozinhados, ¼ com batata, ou arroz, ou massa e o restante ¼ com carne, ou peixe, ou ovo.
Sobremesa, preferencialmente fruta.
Para uma alimentação e um estilo de vida saudável deve ainda:
Comer calmamente, mastigar bem os alimentos e controlar melhor as quantidades que ingere;
Optar por consumir mais peixe do que carne, privilegiando os peixes gordos e as carnes brancas;
Controlar a ingestão de gordura, optando sempre pelo azeite;
Reduzir o sal, substituindo-o por especiarias e ervas aromáticas;
Praticar atividade física diariamente;
Para diminuir o desperdício alimentar deve:
Planear as refeições e as compras de acordo com o agregado familiar;
Verificar os prazos de validade no ato da compra;
Reutilizar as sobras das refeições na elaboração de outros pratos ou sopas;
Sempre que possível, escolher os alimentos respeitando a sazonalidade e a produção local;
Preparar e confecionar os alimentos/refeições de acordo com as necessidades;
Conservar os alimentos da forma adequada, evitando que se estraguem.