Importância da Ingestão de Água
A água encontra-se na Nova Roda dos Alimentos destacada bem no centro, devido às suas características nutricionais não pertencerem a nenhum grupo específico, mas também pela importância que tem na alimentação. Tem grande importância para o organismo de todos os seres vivos, e é essencial para a sobrevivência, está presente no sangue, nos tecidos e nas células e em média o organismo é 70% a 75% composto por água.
A água presente nos alimentos e aquela que utilizamos para os confecionar, não é suficiente para suprir as necessidades diárias, por isso é essencial a ingestão deste bem tão precioso, que por vezes é esquecido ou trocado por outras bebidas. A necessidade de água no organismo varia em função da necessidade dos fluidos corporais, no entanto, em média um indivíduo adulto, deve ingerir 1,5L a 2L de água por dia, para um bom funcionamento do organismo humano.
Uma pessoa poderia ficar sem comer durante 200 dias, mas sem ingerir água apenas aguentaria 36 horas, a não ingestão de água provocaria desidratação e por consequência fadiga, dores de cabeça, mal-estar, aumento da temperatura corporal e diminuição do volume sanguíneo que afetaria a função cardiovascular. A sede é um dos sinais de alerta para a necessidade de água no organismo, no entanto o ideal é não chegar a senti-la e ir ingerindo água ou líquidos não açucarados ao longo do dia. Os idosos são considerados um grupo de risco pois com o envelhecimento sucede uma perda da sensibilidade à sensação de sede. A água no organismo tem diversas funções: é um componente essencial do sangue, linfa e de todas as secreções corporais; participa na digestão, absorção e na circulação sanguínea; para além disso a água diminui a retenção de líquidos, pois estimula o funcionamento dos rins contribuindo também para a limpeza do organismo através da eliminação de impurezas; proporciona uma sensação de saciedade; regula a temperatura corporal; participa na formação e hidratação do bolo fecal e funciona como um lubrificante das articulações.
Uma boa forma de perceber se esta a ingerir a quantidade de água suficiente, é olhando para a cor da urina, uma vez que a quantidade de água que consome durante o dia está diretamente relacionada com a concentração urinária. Caso beba pouca água, a urina ficará mais escura e com um odor forte, o que pode indicar desidratação. Se a ingestão é adequada, a urina ficará mais diluída, de cor amarela clara ou quase transparente e sem presença de odor.
Beber uma boa quantidade de água durante o dia oferece enormes benefícios para a saúde, para além de desempenhar todas as funções faladas acima, uma boa ingestão de água: alivia a dor de cabeça; melhora o sistema imunológico, protegendo de gripes ou constipações; melhora algumas doenças, como por exemplo os cálculos renais (pedra nos rins); deixa a pele mais hidratada e com elasticidade, melhorando cicatrizes, acne e rugas; combate o mau hálito e melhora o humor.
Sendo assim deve-se evitar o “esquecimento” de ingerir água e para isso a dica é manter sempre por perto uma garrafa com água. Se o 1,5L a 2L parece muito, vá se habituando gradualmente e pode sempre ingerir chás ou águas aromatizadas, que conferem sabor e tornam-se mais fácil de beber.